Skip to main content

3.1 Conceito Geral

Seu personagem deve agir como uma pessoa de verdade, com instinto natural de sobrevivência.
Isso significa:
Evitar confrontos desnecessários.
Priorizar a própria vida em situações de risco.
Fugir quando estiver em desvantagem clara.
Agir com cautela diante de armas e ameaças.

3.2 Exemplos de Violações (Proibido)

É proibido:
Avançar contra arma apontada em sua direção.
Enfrentar grupos sozinho sem motivo plausível.
Reagir desarmado contra criminosos fortemente armados.
Pular de prédios / alturas irreais sem equipamento.
Bater o carro de propósito para escapar de abordagem.
Criar situações que intencionalmente coloquem o personagem em morte certa.

3.3 Exemplos Aceitáveis (Permitido)

Comportamentos CORRETOS:
Render-se quando estiver cercado ou sem chances reais.
Fugir caso ache uma brecha realista e coerente.
Tomar decisões que priorizem a segurança do personagem.
Buscar ajuda médica imediatamente após ferimentos.

3.4 Situações Especiais

🟪 Confrontos armados

Somente lute quando existir justificativa e vantagem mínima.
Não é permitido trocar tiro “por esporte” ou sem contexto.

🟦 Assaltos

Em assaltos, reaja somente quando houver:
vantagem real,
distração clara do assaltante,
ou oportunidade coerente de fuga.

🟥 Perseguições

Não arrisque sua vida de forma irreal.
A fuga deve ser sempre coerente com o medo da morte.

3.5 Punições

Quebrar o “Amor à Vida” prejudica diretamente o RP. As punições podem incluir:
Advertência
Suspensão
Retirada de itens
Banimento (em casos recorrentes ou graves)